Bacante

Bem Vindo ao Meu Site!

Como Funciona o Novo Fies em Detalhes

Indefinido

O Fies - Fundo de Financiamento Estudantil é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação do MEC, que oferece financiamento aos alunos dos cursos de graduação em faculdades particulares cadastradas no sistema.

A necessidade de programa é facilitar o acesso de jovens com renda menor sem ingresso ao ensino superior.


O Fies durante o curso

No início de cada semestre escolar, o Fies abre inscrições para candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil.

Assim, os escolhidos contaminam com a ajuda do governo federal para quitar as parcelas do curso, até o fim dele. Depois da graduação encerrada, o beneficiário terá que devolver uma quantia financiada pelo governo em mensalidades.


O financiamento das parcelas tem três etapas que são distribuídas de acordo com o nível de envolvimento do aluno com a dívida, sendo elas:


Durante o curso - durante o tempo em que o aluno está cursando uma graduação, será necessário apenas o montante disponível ao encargo operacional tratado no contrato. O valor completo do seguro de vida obrigatório para contratar ou financiar também é necessário ser pago no decorrer do curso.

Período de carência e amortização - Desde 2018 ou Anos não tem mais o Período de carência para começar a pagar uma dívida. Até o ano anterior, os contratos têm um tempo de 18 meses como intervalo. Portanto, ao concluir o curso, o aluno já inicia uma fase de amortização.

Se o aluno conseguir um emprego ou ativar o empreendedor após uma formação, como mensalidades serão aposentadas diretamente da fonte de renda, conforme o cálculo previsto pelo governo.


Caso o estudante não possua renda em qualquer período de amortização, ou o financiamento seja pago em prestações ao mês, forneça ou pagamento mínimo.


Todos os valores necessários são sujeitos diretamente às instituições em que os serviços foram contratados, tanto os financiadores quanto o seguro de vida. O governo prevê que o prazo máximo para pagamento da dívida seja de 14 anos.


Aditamento

Trata-se da renovação do contrato de Fies para o próximo semestre. Onde todo o procedimento é feito on-line em nenhum site do SisFies e depende da faculdade disponibilizada como informações do aluno no sistema.


Uma vez que os dados já foram disponibilizados, não há mais impedimentos para a realização ou aditamento. Os estudantes que não realizam o processo dentro do prazo descrito, perdem o benefício do financiamento.


Professores e médicos que se formaram usando o financiamento estudantil da Fies possuem direito ao abatimento de 1% ao mês no saldo devedor. Para obter o benefício, basta solicitar o SisFies.


Cursos participantes

O programa é válido para cursos presenciais de graduação com conceito maior ou equivalente a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, ofertados pelas instituições cadastradas.


Ainda que todos os cursos seguem as mesmas normas, ou o MEC faz saber que não há casos de medicina, há variações que se adaptam a determinadas particularidades do curso.


Cronograma do programa

O cronograma do Fies, geralmente é divulgado em conjunto com o edital no site oficial do Fies, logo após os resultados dos Prouni apresentados. Dessa maneira, o candidato selecionado para bolsas parciais do Prouni pode se inscrever tanto no Fies quanto no Prouni.