Categorias
Política

COMO A ENERGIA CHEGA EM NOSSAS CASAS – ENTENDA O PROCESSO

Todos os meses não deixa faltar a conta de luz, um dos serviços mais básicos considerando as novas tecnologias e estilo de vida moderno. No caso brasileiro, devido a grande extensão territorial são várias companhias elétricas – quase todas com incentivo privado e estatal ao mesmo tempo – que fazem o processo de captação e distribuição. No caso do Norte em locais como a Bahia, por exemplo, é a Coelba. Mas como será que essa eletricidade tão cara chega em nossas casa?

Se você for conferir a sua coelba fatura atrasada (veja no link como fazer) logo perceberá que os encargos que você paga por imposto as vezes são maiores do que a cobrança pelo serviço em si. Afinal, a maior parte das coisas no brasil tanto de serviços como produto seguem esta mesma regra.

Como a energia chega nas casas 

A energia elétrica que se move com uma força que chamamos de tensão, e entra em nossas casas através dos cabos que vão entubados na parede, no teto ou abaixo do chão. Uma vez que a energia elétrica entra na casa, pode-se encontrar com o bujão fusível ou chave térmica, cuja função é cortar a luz quando há algum defeito, evitando que os aparelhos queimados.

Outro instrumento de suma importância é o disjuntor. Diante de qualquer problema, por mais pequeno que seja, corta imediatamente o fornecimento de energia elétrica. Uma vez resolvido o problema, volte a funcionar. É importante ter em nosso lar com um disjuntor, já que é muito sensível às fugas e foi projetado para salvar a vida das pessoas.

A eletricidade é uma força, uma forma de energia muito importante em nossas vidas, que usamos para os mais diversos fins, entre eles fazer funcionar artefatos necessários na vida cotidiana. O que devemos saber é que, para colocar em funcionamento esses artefatos estão extraindo recursos da Natureza.

Como se lê a conta de luz

Assim que a conta da Coleba chega na sua casa pode perceber que não está somente com os valores da cobrança, mas como eles equivalem por cada quilo watts gerado por conta do uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *