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COMO TER QUALIDADE DE VIDA DURANTE O TRABALHO?

A qualidade de vida no trabalho é um conceito difícil de definir pela alta complexidade e grande variedade de indicadores envolvidos: os níveis de renda, saúde ocupacional, qualidade do ambiente de trabalho, grau de motivação, satisfação no trabalho, identificação organizacional, bem-estar dos trabalhadores, etc.

O princípio em que se baseia a qualidade de vida no ambiente de trabalho é que o trabalho deve ter uma concepção positiva por parte de todas as partes envolvidas: donos de empresas, diretores, cargos intermédios e colaboradores.

Essa concepção só é possível se o ambiente de trabalho no qual se desempenham os funcionários é positivo, acompanhando e coexistindo tanto aspectos relacionados diretamente com o trabalho como alheios a este, mas influenciados pelo mesmo, sendo o exemplo mais importante da conciliação da vida pessoal e familiar com a profissional.

O maior grau de qualidade de vida se alcança quando a vida dos trabalhadores, consegue impregnar-se de valores que lhes permitem desfrutar as relações que têm com outros funcionários da organização e com o sistema de trabalho a partir de uma perspectiva global.
Você é mensurável da qualidade de vida?

Ao tratar-se de uma ideia bastante subjetiva, as direções das empresas têm a possibilidade de utilizar uma série de estratégias que permitem detectar, através do diagnóstico constante, qual é a realidade sobre a qualidade de vida no trabalho nos diversos níveis organizacionais, utilizando para isso processos de ação participativa.

A observação, a comunicação fluida entre a direção e os empregados e, em algum momento, a utilização de meios específicos, como pesquisas, podem servir de termômetro para avaliar em que ponto se encontra a qualidade de vida dos trabalhadores de uma determinada organização.
Quem é responsável por obter o máximo nível de qualidade de vida nas empresas?

Evidentemente, uma questão como a qualidade de vida, onde influem factores de todo o tipo, alguns relacionados com características psicológicas individuais e profundas e com a personalidade e o caráter de cada empregado, não pode dirigir-se nem impor à força. Mas você pode melhorar.

A responsabilidade de melhorar, na medida do possível, a qualidade de vida dos trabalhadores, ou, pelo menos, o dever de tentar, a partir de um enfoque coletivo, é a própria direção da empresa.

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