Categorias
Tecnologia

COMPARAÇÃO ENTRE GMAIL VS OUTLOOK

O Gmail lançou em 2004 e amadureceu a cada ano, mas o Microsoft Outlook ainda é a ferramenta mais popular para acessar o email. Comparando os dois lado a lado, é hora de ver qual a melhor plataforma? Vamos descobrir.

Esta comparação abaixo é baseada no Microsoft Office Outlook 2007 com o Microsoft Exchange Server 2003 e o Google Apps para a versão gratuita do Gmail no seu domínio.

Existem muitas diferenças entre os dois produtos em termos de como eles podem ser configurados e do tipo de fluxo de trabalho que eles suportam. Passarei por cada área da diferença abaixo, comparando e contrastando. No final, você encontrará uma comparação geral e algumas recomendações.

A Microsoft melhorou consideravelmente suas capacidades de pesquisa com o Outlook 2007. Esta é provavelmente a razão mais importante pela qual os usuários de versões anteriores iria atualizar – porque, sejamos honestos, a pesquisa no Outlook costumava levar horas para executar. Sua pesquisa agora é alimentada pela Pesquisa de Desktop do Windows e faz um bom trabalho ao retornar resultados rapidamente.

Mas o Gmail ainda é muito mais rápido. E como um aborrecimento adicional, se o Outlook retornar resultados de pesquisa incorretos ou incompletos, você precisa digitar as configurações para ajustar ou reconstruir seu índice de pesquisa, na esperança de corrigir o problema.
Uma vantagem da busca do Outlook é que ele procura dentro de anexos. O Google Desktop Search realizaria isso se você usasse um programa de e-mail separado (mesmo o Outlook!), Mas a interface da web do Gmail não. Ainda assim, a incapacidade de pesquisar dentro de anexos é um preço pequeno para pagar a velocidade e precisão superiores da pesquisa do Gmail.

Veridito de pesquisa: o Gmail ganha uma busca mais rápida e confiável. O Outlook está apenas um passo atrás com a busca completa de anexos. Pode ser que ao entrar gmail você veja as diferenças.
Pastas versus etiquetas: como arquivo de mensagens.

O Gmail parte da árvore de pastas tradicional usando “rótulos”, que são essencialmente tags. O que é bom sobre os rótulos é que uma mensagem pode ser atribuída a vários rótulos (efetivamente fazendo aparecer no que parecem ser pastas separadas) sem ter que copiar a mensagem.

Por exemplo, se uma mensagem se relaciona com “família” e “trabalho”, então com o Gmail você pode marcá-lo com ambos os rótulos e encontrar essas mensagens em qualquer dessas etiquetas. Em uma árvore tradicional, você deveria escolher apenas uma pasta (ou duplicar a mensagem).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *