Categorias
Relacionamento

Jovem Aprendiz Riachuelo: Como se candidatar?

O programa de aprendizagem Jovem Aprendiz Riachuelo tem uma grande demanda devido ao número elevado de funcionários da empresa. Dessa forma, sempre há vagas disponíveis em todo o país. Confira abaixo o que é preciso para se inscrever ao cargo de Jovem Aprendiz Riachuelo.

A Riachuelo é uma empresa brasileira, formada por uma rede de lojas de departamento que pertence ao Grupo Guararapes Confecções. Ela ocupa o terceiro lugar, atrás apenas de C&A e Renner, de maior rede de lojas de departamento do país. Fundada em 1952, o proprietário da organização é Flávio Rocha, um empresário pernambucano.

Como funciona o Jovem Aprendiz Riachuelo?

Como funciona o Jovem Aprendiz Riachuelo?

A iniciativa de criar um programa de aprendizagem não veio da Riachuelo. Na verdade, a contratação de jovens para preencherem os cargos de aprendizes nas empresas é algo obrigatório desde 2005, que foi o ano em que a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) foi regulamentada.

Essa Lei torna obrigatória a admissão de jovens aprendizes por parte de empresas de médio e grande porte, ou seja, aquelas que possuem mais de 5 funcionários com registro em CTPS. Ademais, esses jovens devem ter a idade mínima de 14 anos e a máxima de 24 anos, além de ocuparem de 5% a 15% do número total de funcionários da organização.

O Jovem Aprendiz Riachuelo tem registro em sua Carteira de Trabalho, no entanto, o modelo de contrato de trabalho do aprendiz é o especial, que tem alguns ajustes prescritos, além de prazo determinado de até dois anos de duração, sem a possibilidade de prorrogação, salvo em casos de jovens portadores de algum tipo de deficiência.

Em relação a jornada de trabalho do aprendiz, também há limites: são até 30 horas semanais, vedadas à, no máximo, 6 horas por dia. Vale a pena ressaltar que não existe a possibilidade de compensação de horas do aprendiz, assim como horas extras são totalmente proibidas.

A Riachuelo atua em diversos municípios brasileiros e contrata para seu quadro de colaboradores aprendizes para atuar em uma das três áreas discriminadas abaixo:

  • Nas lojas, na área de atendimento ao público;

  • No setor administrativo, trabalhando internamente;

  • Nas fábricas, que ficam localizadas em Natal e em Fortaleza.

E as atividades desempenhadas em todos esses setores, variam entre:

  • Atender ao público

  • Cortar tecidos;

  • Organizar as pastas e os documentos;

  • Cadastrar os produtos no sistema;

  • Prestar auxílio aos demais colaboradores;

  • Atender ao telefone, responder e-mails e outros canais de contato;

  • Organizar as roupas nas araras e no estoque;

  • Ordenar as filas;

  • Empilhar produtos;

  • Realizar os demais serviços operacionais.

No entanto, todas essas atividades, independente de qual for a natureza, devem ser supervisionadas e direcionadas por um funcionário mais experiente, que dará ao jovem todas instruções necessárias, além de responder quaisquer dúvidas e ceder os devidos feedbacks.

Quem pode se inscrever?

Estão aptos para concorrer às vagas de Jovem Aprendiz Riachuelo, os jovens que atenderem aos seguintes requisitos especificados logo abaixo:

  • Ter entre 14 e 24 anos de idade;

  • Não ter nenhuma experiência de trabalho anterior registrada em carteira;

  • Estudar em escola pública ou já ter se graduado no ensino médio.

A questão da escola pública não é um requisito obrigatório segundo a Lei da Aprendizagem, no entanto, as empresas que participam do programa têm a liberdade de estabelecer as suas próprias regras, desde que elas não infrinjam às determinações do Decreto Federal.

E, nesse caso, a Riachuelo buscou priorizar um dos muitos objetivos do programa de aprendizagem, que é a inclusão social. Ou seja, priorizar a contratação de jovens de baixa renda.

Como se inscrever?

A inscrição no programa de aprendizagem Jovem Aprendiz Riachuelo é feita a partir da divulgação das vagas, que costuma ocorrer tanto nas redes sociais da empresa quanto em suas próprias lojas.

No entanto, caso você não queira esperar a abertura de novas vagas, também há a opção de cadastrar o seu currículo no banco de dados da rede de lojas de departamento.

Para isso, basta acessar o site de Carreiras da Riachuelo e acessar a opção “cadastre-se”. Ao clicar nela, você terá duas opções: importar o seu currículo, já pronto, no portal ou preencher a ficha cadastral da própria plataforma.

Conclusão

Sem dúvidas, o programa de aprendizagem Jovem Aprendiz Riachuelo engrandece o jovem com muita experiência, fazendo com que o seu currículo tenha mais peso após a conclusão do programa. Mas, além disso, também existe a possibilidade de efetivação desse aprendiz, que pode se tornar um funcionário fixo da rede de lojas de departamento.

Portanto, se você deseja ser beneficiado por esse enriquecimento profissional ou até mesmo tem o objetivo de ser um funcionário fixo da Riachuelo no futuro, não perca a oportunidade de atuar como um jovem aprendiz da empresa, pois, além de única, o fato dela ser aliada com um curso de capacitação profissional teórico, a torna ainda mais vantajosa. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *